terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jovem, Levante-se! - LIÇÃO 5

SERVIÇOÉ mostrar aos outros que Jesus os ama.
VERSO PARA DECORAR
“Deus veio salvar o Seu povo!” Lucas 7:16, NTLH.
REFERÊNCIAS
Lucas 7:11-17; O Desejado de Todas as Nações, p. 318-320.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus conhece quando as pessoas estão tristes e as ajuda.
SENTIR-SE confiante de que Deus deseja que ela ajude aqueles que
estão tristes.
RESPONDER ajudando pessoas que estão tristes.
MENSAGEM CENTRAL
Servimos a Deus quando ajudamos as pessoas que estão tristes.

Resumo da Lição
Ao aproximar-Se da cidade de Naim, Jesus viu muitas pessoas acompanhando um enterro.
O filho único de uma viúva, seu único mantenedor e provedor para o futuro, morrera.
O coração de Jesus se compadeceu da viúva e Ele a confortou. Foi até o caixão e disse:“Jovem, Eu lhe digo, levante-se!” O jovem sentou-se e falou. Jesus o entregou à mãe. A multidão louvou a Deus, dizendo: “Deus interveio em favor de Seu povo.” Lucas 7:16, NVI.Esta lição fala sobre serviço. Jesus teve compaixão da viúva cujo único meio financeiro havia sido levado pela morte. Ele deseja que Seus filhos mostrem compaixão e ofereçam ajuda às pessoas tristes e solitárias com quem entram em contato cada dia. Mostrar misericórdia e compaixão é um modo de servir a Deus, da mesma forma que ajudar os outros de maneira prática.

Enriquecimento Para o Professor
“Ao aproximarem-se, veem um cortejo fúnebre que saía da porta. […] Num esquife aberto,em frente, jaz o morto, e em volta os pranteadores, enchendo os ares de lamentosos gritos. Todo o povo da cidade parecia haver-se ajuntado para manifestar seu respeito pelo morto, e simpatia para com a enlutada família. […]“O falecido era filho único de sua mãe, e esta uma viúva. A solitária aflita acompanhava à sepultura seu único sustentáculo e conforto terrestre. ‘Vendo-a, o Senhor moveu-Se de íntima
compaixão por ela.’ Caminhando a pobre mãe, olhos cegados pelo pranto, sem reparar em Sua presença, Ele Se lhe chegou bem perto, dizendo suavemente: ‘Não chores’ (Lucas 7:13). Cristo estava prestes a transformar-lhe a dor em gozo; não pôde, no entanto, eximir-se a essa expressão de terna simpatia” (O Desejado de Todas as Nações, p. 318).

Atividades PreParatórias
Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.
A. Rosto Alegre/Rosto Triste
Com antecedência, fazer cópias dos rostos para cada criança. Ler as frases abaixo e
pedir que as crianças desenhem uma boca sorrindo ou uma boca triste para representar
como se sentiriam. (Demonstrar.) Uma opção seria pedir que as crianças dessem um
sorriso ou fizessem uma cara triste como resposta a cada afirmação.
1. Seu aniversário é amanhã.
2. Seu bichinho de estimação morreu.
3. Seus amiguinhos vêm almoçar com você.
4. Você arrumou seu quarto sem que ninguém pedisse.
5. Seu amigo ou sua amiga bateu em você.
6. Você visitará um parque hoje à tarde.
7. Você partilhou seus brinquedos com seu irmãozinho.
8. Sua família vai viajar.
Guardar esse papel para a próxima atividade.
Analisando
Dar tempo para respostas. Quantos rostos alegres vocês fizeram? Quantos rostos tristes? Eu espero que a maioria seja de rostos alegres. É muito mais fácil fazer um rosto alegre do que um rosto triste. Hoje aprenderemos acerca de uma vez quando Jesus ajudou uma mãe triste a ficar feliz. Jesus gosta quando nós também ajudamos pessoas tristes. Isto me faz lembrar de nossa mensagem de hoje:
SERVIMOS A DEUS QUANDO AJUDAMOS AS PESSOAS QUE ESTÃO TRISTES.

B. Secando as Lágrimas
Distribuir os lápis. Usar as gravuras da Atividade Preparatória A. Pedir que as
crianças pensem em alguma coisa que as deixam tristes, e então desenhem lágrimas
nos rostos tristes. (Demonstrar.)
AnalisandoDar tempo para respostas. Em que vocês pensaram que os deixaram tristes e com vontade de chorar? O que fez vocês se sentirem melhor? Alguém ajudou vocês? Em nossa história de hoje uma mãe está muito triste e chora. A Bíblia nos diz que algum dia Jesus enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas porque não haverá tristeza no Céu. Mas enquanto ainda estivermos na Terra, nós podemos ajudar as pessoas tristes. Podemos enxugar suas lágrimas. Vamos apagar as lágrimas que desenhamos em nosso papel. Pedir que as crianças apaguem as lágrimas que desenharam. Isso nos leva à mensagem de hoje:
SERVIMOS A DEUS QUANDO AJUDAMOS AS PESSOAS QUE ESTÃO TRISTES.

Agora Eu Vejo! - LIÇÃO 4

SERVIÇOÉ mostrar aos outros que Jesus os ama.
VERSO PARA DECORAR
“Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” João 9:25, NVI.
REFERÊNCIAS
João 9:1-38; O Desejado de Todas as Nações, p. 470-475.

OBJETIVOSA criança deverá:
SABER que falar sobre as coisas boas que Jesus faz por nós ajuda outras pessoas a
também amarem a Jesus.
SENTIR-SE agradecida por Jesus nos dar tantas bênçãos.
RESPONDER contando a outros sobre as coisas boas que Jesus faz por ela.
MENSAGEM CENTRAL
Servimos a Deus quando falamos aos outros acerca de tudo quanto Ele nos tem feito.

Resumo da Lição
Jesus curou um homem que fora cego desde nascido. O homem ficou tão feliz que falou a
todos sobre o que Jesus lhe fizera. Mesmo quando as pessoas lhe ordenavam que ficasse
quieto, ele continuava falando sobre Jesus. Ele contava a seus vizinhos, e alguns deles o levaram aos líderes judeus, que não queriam crer que Jesus podia curar. Seus pais foram questionados e ficaram com medo. Mas o homem falou a todos que Jesus o havia curado.Esta lição fala sobre serviço. Deus tem feito tantas coisas aravilhosas por nós que frequentemente desejamos partilhar essas boas-novas com outras pessoas. Falar aos outros sobre as boas coisas que Deus tem feito por nós é uma das maneiras de O servirmos e ajudar outros a aprender sobre Ele.

Enriquecimento Para o Professor
“A grande obra, em favor de seu filho, levara a convicção aos pais, todavia responderam:‘Sabemos que este é nosso filho, e que nasceu cego; mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos.’ […]
“O cego estava cheio de alegria e reconhecimento; contemplava as maravilhosas obras da natureza e deleitava-se ante a beleza da Terra e do firmamento. Contava francamente o caso” (O Desejado de Todas as Nações, p. 472, 473).


Vivenciando a História
Pedir que voluntários encenem cada parte. Todos podem ser incluídos ou como vizinhos ou como líderes judeus. Pedir que as crianças façam os gestos à medida que a istória é contada.Um adulto poderá ajudá-las. Crianças mais velhas ou adultos podem representar as partes de Jesus e do cego.
Personagens: Homem cego, Jesus, amigo do homem cego, vizinhos, pais do homem cego,
líderes judeus.
Montagem do cenário: Arrumar a sala de tal forma que haja espaço para todos participarem da história. Um canto da sala será a rua em que o homem cego pedia esmolas. Outro lado será o
Tanque de Siloé. Um outro ainda será a sinagoga. O último será o lar do homem cego. [Opcional:
Se for possível, designar coisas para diferenciar as diversas áreas (papel azul para o tanque,algumas cadeiras e mesa para a casa do cego, um “púlpito” para a sinagoga).]
Narrador: Certo dia, Jesus viu um jovem que havia nascido cego. O jovem se assentava junto à estrada, pedindo que as pessoas lhe dessem um dinheirinho. Jesus, porém, não lhe deu nenhum dinheiro. Ele lhe deu alguma coisa muito melhor! Jesus cuspiu na terra, fez um pouquinho de barro com a saliva e colocou o barro sobre os olhos do cego.
Jesus: Vá se lavar no tanque de Siloé.
Narrador: Assim, o cego foi ao tanque e se lavou. Uma coisa maravilhosa aconteceu! Tão logo o barro foi lavado dos olhos, ele pôde ver! Homem cego: Eu posso ver! Eu posso ver!
Narrador: Ele ficou muito feliz! Contava a todos com quem se encontrava o que aconteceracom ele. Sua família ficou muito surpresa quando ele chegou em casa e podia ver. Ele parecia uma pessoa diferente. De fato, os vizinhos não tinham certeza de que fosse o mesmo homem.
Vizinho nº 1: Este é o mesmo que costumava ficar sentado, mendigando?
Vizinho nº 2: Sim, é ele mesmo.
Vizinho nº 3: Não, apenas se parece com ele.
Homem cego: Eu sou o homem que era cego. O Homem chamado Jesus fez barro e colocou em meus olhos. Ele me disse que fosse ao tanque de Siloé e lavasse. Assim, eu fui ao tanque e lavei o barro, então pude ver! Eu posso ver vocês! Posso ver as árvores e os pássaros! É maravilhoso que Jesus tenha me curado!
Narrador: Os vizinhos tomaram o moço que fora cego pelo braço e o levaram aos dirigentes judeus. Mas os dirigentes judeus não queriam crer que Jesus o havia curado da cegueira. E eles não queriam que ninguém dissesse que Jesus o tinha feito enxergar. Por isso, eles mandaram chamar os pais do moço.
Líder judeu nº 1 aos pais: Este é o filho de vocês? É aquele que vocês dizem que nasceu cego? Como é que agora pode enxergar?
Narrador: Os pais do moço ficaram com medo dos dirigentes judeus, e não quiseram respondercomo é que o rapaz enxergava agora, mas precisavam dizer alguma coisa.
Pais: Sim, este é o nosso filho. Sabemos que ele nasceu cego. Mas como enxerga agora, ou quem lhe abriu os olhos, não sabemos. Perguntem a ele. Ele falará por si mesmo.
Narrador: O moço, porém, não ficou com medo dos dirigentes judeus. Estava muito agradecido pelo bem que Jesus lhe fizera, e não ficaria calado.
Homem cego: Sim, fui cego durante toda a minha vida até hoje. O Homem chamado Jesus fez barro e colocou em meus olhos. Depois me disse que fosse ao Tanque de Siloé e lavasse. Assim, eu fui e lavei, e então pude ver.
Narrador: Os dirigentes expulsaram o homem da sinagoga. Um dos vizinhos foi a Jesus e Lhe contou o que havia acontecido. Quando Jesus soube, Ele foi procurar o jovem que fora cego. Pela primeira vez o moço viu Aquele que o curara. Viu o sorriso de Jesus, e sorriu para Ele também. Depois o moço se ajoelhou diante de Jesus.
Homem cego: Eu Te agradeço, Jesus, por ter-me curado. Nunca me esquecerei deste dia!
AnalisandoDar tempo para respostas. Nesta história quem foi contar para as pessoas sobre o que Jesus tinha feito? O que Jesus fizera por ele? Como vocês acham que o moço se sentiu? Que disse ele às pessoas? Ele falou quão triste era ser cego? Disse como era feliz agora? Jesus já fez alguma coisa por vocês? Como vocês se sentiram ao contar aos outros sobre isso? Lembrem-se:
SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS ACERCA DE TUDO

domingo, 10 de outubro de 2010

Um Buraco no Telhado - Lição 3

SERVIÇO
É mostrar aos outros que Jesus os ama.
VERSO PARA DECORAR
“Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Provérbios
18:24, NTLH.
REFERÊNCIAS
Lucas 5:17-26; O Desejado de Todas as Nações, p. 267-271.

OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Deus fica contente quando estamos dispostos a ajudar
outras pessoas.
SENTIR desejo de ajudar outras pessoas.
RESPONDER procurando maneiras de ajudar outras pessoas.
MENSAGEM CENTRAL
Servimos a Deus quando ajudamos outras pessoas.

Resumo da Lição
Os amigos de um homem doente desejavam que Jesus o curasse. Era muito difícil para
eles passarem através da multidão e chegar perto de Jesus. Mas eles conseguiram fazer
isso de maneira bem diferente. Pelo teto da casa, eles baixaram seu amigo no aposento
em que Jesus estava falando. Jesus viu o quanto os amigos do homem o ajudaram, e curou o doente. Jesus lhe disse que pegasse sua esteira (cama) e fosse para casa. O homem saiu da casa caminhando e louvando a Deus.
Esta lição fala sobre serviço. Ajudar os outros é uma das maneiras de servir a Deus. E quando tentamos ao máximo ajudar alguém, somos ajudantes de Deus. Ele nos mostrará como ajudar os outros se realmente desejamos e Lhe pedimos orientação.

Enriquecimento Para o Professor
“Foi para manifestar Seu poder de perdoar pecados, que o milagre se realizou. […]
“O paralítico achava-se de todo impotente, e, não vendo nenhuma perspectiva de auxílio de qualquer lado, caíra no desespero. Ouvira então falar das maravilhosas obras de Jesus. […] “Quando se arrependera de seus pecados, e crera no poder de Jesus para o curar, as vitalizantes misericórdias do Salvador haviam começado a beneficiar-lhe o anelante coração.Jesus observara o primeiro lampejo de fé transformar-se em crença de que Ele era o único auxílio do pecador, e vira-o tornar-se mais e mais forte a cada novo esforço para chegar a Sua presença” (O Desejado de Todas as Nações, p. 267, 268).

Decoração da Sala
Colocar no mural da classe, gravuras de alimentos saudáveis, crianças lavando as mãos, dormindo, atravessando cuidadosamente a rua, etc.

Atividades PreParatórias
Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.
A. Caixa de Pedidos de Oração
Ajudar as crianças a escrever o nome da pessoa por quem gostariam de orar. Dobrar
os papéis e colocar na caixa.
Analisando
Falem sobre a pessoa por quem desejam orar. Esta semana vamos aprender que
servimos a Deus quando ajudamos os outros, da mesma forma que quando oramos
por eles.
SERVIMOS A DEUS QUANDO AJUDAMOS OUTRAS PESSOAS.
Repitam comigo.

B. Visita aos Doentes
Com antecedência, fazer cópias do desenho para cada criança.
Joãozinho vai visitar seu amiguinho doente. Ele não sabe exatamente o que levar. Vamos ajudá-lo? Pedir que as crianças pintem somente os objetos que Joãozinho deve levar. Analisando
Estamos aprendendo sobre como podemos ajudar as pessoas. De que outras maneiras
podemos ajudar os outros? (Ajudando a pôr a mesa na hora das refeições, partilhando
brinquedos, dando a alguém água para beber, etc.) Lembrem-se:
SERVIMOS A DEUS QUANDO AJUDAMOS OUTRAS PESSOAS


CARTAZ COM VERSO PARA MEMORIZAR

CANTINHO DA OFERTA - DIVISÃO INTERAMERICANA


Figura retirada do site 1papacaio



INCENTIVO - VERSO PARA DECORAR

MARCA PÁGINAS - FEITOS DE EVA E PAPEL CARTÃO
As crianças gostaram das ovelhinhas, então combinamos que precisavam decorar os versos biblicos para serem acrescentados os adesivos...




terça-feira, 5 de outubro de 2010

10 Maneiras de ensinar a criança a orar!

1- Ser uma pessoa de oração! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.

2 - Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.

3- Fazer da oração uma prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária

4- Tornar a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento”.

5- Praticar a oração de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.

6- Usar orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.

7- Incorporar atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.

8- A cada momento dirigir a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós"!

9- Convidar as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.

10- Celebrar a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.!

Fonte: Blog http://ministerioinfantilipc.blogspot.com/

http://mariscnunes.blogspot.com/2010_10_01_archive.html